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(Des)atar as Pontas da In(disciplina): uma abordagem multidisciplinar (Pessoal Docente) - 3ª edição turma Turma 1

Apresentação

A indisciplina é um fenómeno multidimensional e multicausal, inerente ao funcionamento da escola, estando relacionada com o ensino, com as práticas, circunstâncias específicas da aula, da escola, da comunidade educativa e do sistema em si, bem como com as características intrínsecas ao indivíduo. Enquanto fenómeno comportamental afeta, não apenas a escola, mas também a própria sociedade (Aires, 2010), sendo um dos principais problemas pedagógicos e comportamentais com os quais os profissionais da educação se deparam e defrontam (Monteiro, Barroso & Simões, 2015). A indisciplina afeta as condições de aprendizagem, o ambiente de ensino/aprendizagem e, também, o relacionamento interpessoal. Nem toda a indisciplina implica agressividade ou violência física ou verbal, no entanto, tal não significa que não exista intenção de causar impacto negativo e significativo nos atores intervenientes (Barroso & Manita, 2013) ou que, porventura, não implique a violação dos direitos do outro. De acordo com Carita e Fernandes (2012), na sala de aula “a indisciplina perturba os professores, afeta-os emocionalmente, mesmo mais do que os problemas de aprendizagem com que habitualmente têm que se confrontar”. Considerada pela comunidade científica como um problema do processo pedagógico é, também, responsável pela instabilidade emocional e profissional dos professores e que poderá comprometer as aprendizagens dos alunos. A indisciplina, enquanto transgressão das normas escolares, afeta as condições de aprendizagem, o ambiente de ensino/aprendizagem, o relacionamento interpessoal e o bem-estar psicológico dos diferentes atores envolvidos, sendo que a literatura na área da (in)disciplina aponta para a importância da prevenção precoce (em termos de idade e nos diferentes contextos educativos), com a promoção de competências pessoais, socioemocionais, comportamentais, escolares e parentais.

Destinatários

Docentes de todos os Grupos de Recrutamento

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

Com esta ação pretende-se abordar a gestão do ambiente e de conflitos na escola, a psicoeducação da (in)disciplina, a identificação de fatores protetores no desenvolvimento e, também, estimular o autocuidado no pessoal docente. Explorar de forma multidisciplinar a (In)disciplina para melhor a compreender, prevenir e intervir.

Conteúdos

1 – “(Des)Encontros com a Indisciplina: Perspetivas Críticas para a (Re)Construção de Climas Educativos Regeneradores” 2 - “Saúde Mental e Bem-estar: Contributos para um Clima Escolar Saudável”. 3 - “Crianças e Jovens (Des)Conectados: Saúde Mental, Atenção e Aprendizagem” 4- “Quebrar ciclos interpessoais agressivos - o papel do professor” 5 – “Importância do autocuidado: interface entre a saúde e a educação”

Anexo(s)

programa

Formador

Tiago Manuel Gomes da Cruz

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 24-01-2026 (Sábado) 08:45 - 12:45 4:00 Presencial
Início: 24-01-2026
Fim: 24-01-2026
Acreditação: ACD 2025/26-20
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Auditório da Unidade Local de Saúde Dão Lafões

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