Brincar com os Sons: Desenvolver a Consciência Fonológica na Educação Pré-Escolar turma Turma 1
Apresentação
A consciência fonológica é uma competência essencial do desenvolvimento da linguagem e na aprendizagem da leitura. Refere-se à capacidade de reconhecer e manipular os sons da fala, incluindo sílabas, rimas e fonemas. Diversos estudos demonstram que crianças com uma consciência fonológica bem desenvolvida, têm maior facilidade na aquisição na leitura e escrita (Goswami & Bryant, 1990; Sila & Capellini, 2010). Durante a infância, especialmente entre os 3 e 6 anos, o cérebro está altamente recetivo à linguagem oral e sonora. É nesta fase que se consolidam as bases para o sucesso escolar futuro. A estimulação adequada da consciência fonológica permite que a criança compreenda que as palavras são compostas por unidades sonoras, facilitando a decodificação da leitura. A abordagem lúdica é fundamental, pois respeita o ritmo natural da criança e promove aprendizagens significativas. Além disso, ambientes estimulantes e afetivamente seguros potenciam a curiosidade, a escuta ativa e a expressão oral.
Destinatários
Educadores de Infância;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância;. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância;.
Conteúdos
- Compreender o papel da consciência fonológica no desenvolvimento da linguagem e na preparação da leitura. - Identificar os diferentes níveis de consciência fonológica e como se manifestam na infância. - Explorar estratégias lúdicas e práticas para estimular a consciência fonológica em crianças dos 3 aos 6 anos. - Promover ambientes ricos em linguagem oral e sonora.
Formador
Anabela de Oliveira Duarte da Cruz Carvalho
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 04-09-2025 (Quinta-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |