Sensibilização para a Educação Inclusiva VI – “Alunos com Perturbação do Espetro de Autismo (PEA) - Exemplos e Estratégias Facilitadoras da Aprendizagem e Inclusão" turma Turma 1
Apresentação
A prevalência de alunos com diagnóstico de Perturbação do Espetro de Autismo (PEA), nas escolas regulares, tem aumentado significativamente. Frequentemente, os comportamentos disruptivos, a dificuldade na transição entre tarefas, a rigidez de pensamento ou o isolamento social são interpretados superficialmente, sem que se compreenda a sua origem neurodesenvolvimental. Esta falta de compreensão gera frustração tanto no aluno, que não se sente compreendido, como no professor, que se sente desprovido de ferramentas eficazes, impactando negativamente a gestão curricular e o ambiente de aprendizagem de toda a turma. Acompanhar e escutar os docentes que acompanham alunos com PEA com estratégias baseadas na evidência é essencial.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Esta ação, apesar de ter curta duração, pretende, em linguagem clara e de forma aplicada, abordar condições associadas às PEA e discutir estratégias que possam facilitar a inclusão e o desenvolvimento em ambientes inclusivos.
Conteúdos
Compreensão da Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) Diferenciação Pedagógica e Inclusão Ativa Discussão de Práticas e Estratégias Estudos de Caso
Observações
Exclusivo para docentes do AE de Mundão
Formador
Isabel Catarina Martins
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 03-12-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |