Gestão Sustentável de Resíduos — Da Teoria à Prática turma Turma 1
Apresentação
É objetivo desta ação capacitar os professores para integrarem, de forma crítica e pedagógica, conteúdos e práticas relacionados com a separação de resíduos sólidos, a reciclagem e o aproveitamento da biomassa no contexto educativo, promovendo a consciência ambiental e a sustentabilidade junto dos seus alunos. Pretende-se consciencializar os docentes para a importância da separação correta dos diferentes tipos de resíduos, com base no sistema de recolha seletiva em vigor em Portugal; a importância da reciclagem para a proteção do ambiente, a economia circular; a gestão sustentável de resíduos; as potencialidades da biomassa como recurso energético renovável e alternativa sustentável.
Destinatários
Docentes de todos os Grupos de Recrutamento
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Pretende-se consciencializar os docentes para a importância da separação correta dos diferentes tipos de resíduos, com base no sistema de recolha seletiva em vigor em Portugal; a importância da reciclagem para a proteção do ambiente, a economia circular; a gestão sustentável de resíduos; as potencialidades da biomassa como recurso energético renovável e alternativa sustentável.
Conteúdos
1 - Resíduos, Sociedade e Educação 2 – Separação e Valorização de Resíduos 3 – Visita aos pavilhões de triagem de recicláveis e de orgânicos 4 – Visita à área de resíduos indiferenciados / aterro sanitário / tratamento mecânico-biológico (TMB)
Anexo(s)
Programa visita Planalto Beirão
Observações
Critérios de seleção: 1.º Docentes de escolas associadas ao CFAE de Viseu; 2.º Docentes de outras escolas. Em cada critério, por ordem de inscrição.
Formador
Margarida Maria Monteiro Morgado
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 22-11-2025 (Sábado) | 09:30 - 13:30 | 4:00 | Presencial |