
O GOLFE EM CONTEXTO ESCOLAR: UMA PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR turma Turma 1
Apresentação
Como modalidade Olímpica, o Golfe necessita de promover o seu desenvolvimento em Portugal, e uma das formas privilegiadas da sua divulgação, é levar às escolas a sua prática, permitindo ter uma base alargada de praticantes e simpatizantes da modalidade. Atualmente, temos uma das mais baixas taxas de praticantes da Europa, proporcionalmente à nossa população e á quantidade de campos de golfe existentes. Portugal possui características ideais para a prática desta modalidade desportiva, com clima ótimo e cada vez mais espaços de prática. Levar o golfe às crianças, aos jovens e à população, em geral, é uma forma de combater o estigma elitista da modalidade. A integração do golfe em múltiplas disciplinas permite aos alunos ver as ligações entre diferentes áreas do conhecimento e desenvolver uma compreensão mais abrangente e prática dos conteúdos curriculares. Como exemplo poderemos considerar em Educação Física, habilidades, técnicas, condicionamento físico, ética e fair Play; na Matemática conceitos como geometria, estatística, medições e cálculo; na Física pelo estudo do movimento humano e dos materiais; na Química pela análise dos materiais utilizados, tacos e bolas de golfe; na Biologia no impacto ambiental e as práticas sustentáveis na gestão dos campos, bem como alertar e fomentar bons hábitos de proteção da natureza; etc. O Golfe tem características educativas muito relevantes no contexto da aprendizagem escolar. Promove valores pedagógicos essenciais para as crianças e jovens, e proporciona o desenvolvimento de muitas competências e recursos, adequado e exequível no desenvolvimento de competências consideradas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASSEO), em vários planos: - No plano motor, a sua prática desenvolve a destreza, a coordenação, a precisão gestual e a velocidade de execução e reação (PASSEO — Consciência e domínio do corpo/ Raciocínio e resolução de problemas/ Desenvolvimento pessoal e autonomia/ Sensibilidade estética e artística). - No domínio cognitivo, desenvolve a tomada de decisão, a antecipação, a apreciação de trajetórias, a análise de jogo e a elaboração de estratégias (PASSEO — Raciocínio e resolução de problemas/ Saber científico técnico e tecnológico/ Desenvolvimento pessoal e autonomia/ Sensibilidade estética e artística). - No domínio afetivo, desenvolve a motivação, a gestão da oposição e dos resultados, a cooperação com os outros e o autocontrolo (PASSEO — / Pensamento crítico e pensamento criativo/ Desenvolvimento pessoal e autonomia). Simultaneamente, a prática do Golfe, promove: - o respeito pelas regras e por todos os intervenientes (adversários, treinadores, dirigentes e árbitros) (PASSEO — Relacionamento interpessoal/ Desenvolvimento pessoal e autonomia); - a valorização do trabalho e do esforço individual e coletivo (PASSEO — Relacionamento interpessoal/ Desenvolvimento pessoal e autonomia); - a integração e a inclusão, enquanto modalidade onde não existe confronto físico, adequada a rapazes e raparigas, com ou sem deficiência e com igualdade de oportunidades pois permite a competição entre jogadores com diferentes níveis de jogo, usando o sistema de Handicap (PASSEO — Relacionamento interpessoal/ Desenvolvimento pessoal e autonomia). Assim, importa refletir e preparar o enquadramento para o ensino do golfe nas escolas. Neste sentido, propõe-se que as aprendizagens dos "Skills lt de golfe se processem numa perspetiva metodológica sequencial: "Do Green para o Teet '. Pretende-se que a continuidade na aprendizagem pelo aluno possa ser mais efetiva, apelativa e motivadora. Importa pois, propor modelos diferenciadores do ensino do golfe, fomentando uma linha de ensino e de atuação homogénea, repercutindo de forma positiva a aquisição de competências ao longo dos ciclos.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Estimular uma prática simplificada do Golfe com características multidisciplinares. - Dotar os docentes de estratégias e meios de ensino atualizados com a prática do Golfe. - Promover uma prática pedagógica promotora de metodologias inovadoras e multidisciplinares. - Planificar e avaliar o ensino e aprendizagem da modalidade. - Identificar fatores de eficácia, promovendo a diferenciação do ensino. - Potenciar as características individuais de cada, um facilitando a integração plena. - Fortalecer uma Cultura Escolar vinculada ao CFDDE de Golfe. - Utilizar o golfe como tema para a articulação curricular entre diferentes disciplinas criando uma abordagem interdisciplinar rica e envolvente. - Caracterizar o potencial de recursos físicos e temporais da escola para otimizar o processo de ensino e aprendizagem.
Conteúdos
- O jogo de golfe: - Principais regras de golfe; - Glossário - Instalações e normas num campo de golfe/aula de Golfe; - Prática segura numa aula e jogo de golfe; - Introdução dos fundamentos técnicos básicos na sequência de ensino do Putting, Chipping e Pré-swing: - Pontaria; - Pega; - Postura; - Posição dos pés "stance"; - Alinhamento; - Posição da bola;
Observações
EXCLUSIVO DOCENTES DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VISEU NORTE
Formador
Jacinto Alexandre Peres Pinto
Fernando António de Sá Correia
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 18-07-2025 (Sexta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 18-07-2025 (Sexta-feira) | 14:45 - 16:45 | 2:00 | Presencial |