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Linguagem e consciência fonológica- preparar para aprender turma Turma 2

Apresentação

Os estudos mostram que o desempenho das crianças em idade pré-escolar em tarefas de consciência fonológica relaciona-se com o sucesso na aquisição da leitura e da escrita e que a estimulação e treino intencional desta competência parece ser determinante da facilidade em adquirir a leitura e a escrita. É então fundamental dotar o educador de competências teóricas e práticas que lhe permitam avaliar o desenvolvimento de cada criança nesta competência e planear estratégias de intervenção capazes de contribuir positivamente para o seu desenvolvimento. No Agrupamento Infante D. Henrique a preocupação com a aprendizagem da leitura tem sido uma tónica presente há vários anos em várias iniciativas e esta Oficina vem contribuir para este propósito.

Destinatários

Educadores de Infância (grupo 100)

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância (grupo 100). Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância (grupo 100).

Objetivos

- Dotar os docentes de conhecimentos teóricos e teórico-práticos potenciadores de uma visão sustentada e atualizada do papel central da consciência fonológica na aprendizagem da leitura e da escrita. - Possibilitar o contacto com materiais e técnicas promotoras do desenvolvimento da consciência fonológica. - Favorecer a elaboração de materiais pedagógicos adequados à idade e etapa de desenvolvimento das crianças do EPE, aplicá-los nas atividades de sala e/ou em momentos de apoio ou reforço individualizado e avaliar a sua eficácia.

Conteúdos

1. Organização e planeamento da ação (1 hora) a. Avaliação de necessidades e interesses; b. Debate dos objetivos da ação; c. Organização do trabalho a desenvolver e dos procedimentos a ter em consideração na avaliação da oficina de formação. 2. Fatores que influenciam a aprendizagem da leitura e da escrita (4 horas) a. Fatores intrínsecos à criança b. Fatores extrínsecos à criança 3. A Consciência fonológica (CF) (18 horas) a. Etapas de desenvolvimento da CF b. Avaliação e sinalização da etapa de desenvolvimento da CF em cada criança c. Metodologias promotoras da CF em sala de jardim d. Estratégias e técnicas de intervenção em pequeno grupo ou em contexto individualizado em problemas de desenvolvimento da CF e. Avaliação da intervenção 4. Avaliação final da Oficina, bem como dos trabalhos realizados ao longo da mesma (materiais para intervenção) (2 horas) Os temas serão introduzidos através de uma explicação teórica por parte da formadora, com utilização de métodos expositivo e demonstrativo. Serão apresentados casos ilustrativos, vídeos ou outros recursos que permitam uma análise de diferentes conteúdos visando a sua aplicação prática no contexto do desenvolvimento da criança e das dificuldades de aprendizagem. Serão também mostrados instrumentos já existentes de screening e avaliação, bem como materiais e programas de intervenção, permitindo o contacto com estratégias específicas e validadas. Posteriormente os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de exercícios práticos relacionados com o tema e adequados às suas crianças. As atividades de natureza prática são cruciais para potenciar e reforçar a capacidade de autonomia e de autoaprendizagem dos formandos.

Avaliação

Classificação na escala de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC-3/setembro. Cada formando realizará um trabalho escrito individual. Para além do cumprimento das determinações legais, na avaliação dos formandos será utilizada uma escala de avaliação quantitativa, de acordo com o definido pela Carta Circular CCPFC – 3/2007 (Setembro/2007). A avaliação dos formandos baseia-se na análise dos materiais pedagógicos produzidos e será formalizada numa escala de 1 a 10, considerando-se classificação positiva a partir de 5, inclusive. Os critérios sobre os quais incidirá a avaliação/classificação dos formandos na Oficina serão os seguintes: Participação Realização das Tarefas nas Sessões (25%) Produção de Trabalhos e/ou Materiais Aplicação prática dos materiais (60%) Reflexão Crítica /Trabalho Final (15%)

Bibliografia

Adams, M.J., Foorman, B.R., Lundberg, I. &Beeler, T. (2006). Consciência fonológica em crianças pequenas. Porto Alegre: ArtmedAntunes, H. (2008). Começar com o pé direito. Um guia para promover o sucesso na leitura. Porto: Porto EditoraCarvalho, A. (2015). Preditores da dislexia de desenvolvimento. Tese de Doutoramento não publicada. Universidade de CoimbraFreitas, M. J., Alves, D. & Costa, T. (2007). PNEP – O conhecimento da Língua: Desenvolver a consciência fonológica. Lisboa: Ministério da EducaçãoViana, F. L. (2006). As rimas e a consciência fonológica. Promovendo a competência leitora. Lisboa.

Anexo(s)

Observações

Critérios de seleção: 1 - Docentes das escolas associadas ao CFAE de Viseu; 2 - Docentes de outras escolas; Em cada critério, por ordem de inscrição.

Formador

Anabela de Oliveira Duarte da Cruz Carvalho

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 13-11-2024 (Quarta-feira) 18:45 - 21:15 2:30 Presencial
2 27-11-2024 (Quarta-feira) 18:45 - 21:15 2:30 Presencial
3 11-12-2024 (Quarta-feira) 18:45 - 21:15 2:30 Presencial
4 08-01-2025 (Quarta-feira) 18:45 - 21:15 2:30 Presencial
5 05-02-2025 (Quarta-feira) 18:45 - 21:15 2:30 Presencial
Início: 13-11-2024
Fim: 05-02-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-119150/23
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Alves Martins

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