Igualdade para o Género e Cidadania turma Turma 1

Apresentação

O governo reconhece a igualdade e a não discriminação como condição para a construção de um futuro sustentável para Portugal. Neste âmbito, tem priorizado a intervenção ao nível da saúde e da educação, da prevenção e combate à violência doméstica e de género, e do combate à discriminação em razão do sexo, da orientação sexual, identidade e expressão de género, e características sexuais, orientado pelos princípios constitucionais da igualdade e da não discriminação e da promoção da igualdade entre mulheres e homens (CM n.º 61/2018). A Escola Superior de Saúde de Viseu pretende contribuir para o desenvolvimento do interior do país na formação de cidadãos e cidadãs mais competentes e capacitados para assumir uma cidadania responsável e livre de preconceitos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

1. Sensibilizar a população alvo para a promoção da igualdade entre homens e mulheres 2. Promover a cidadania e a igualdade para o género 3. Dinamizar de atividades de promoção da cidadania e igualdade na educação (área de intervenção prioritária)

Conteúdos

I - Enquadramento Conceptual – 4 horas Igualdade, diversidade e cidadania Sexo e género Papéis sociais de género, paradigmas e estereótipos Linguagem como paradigma das (des) igualdades Coeducar para uma cidadania democrática II. Igualdade para o Género – 6 horas Orientações estruturantes para a igualdade entre homens e mulheres: internacional e nacional - Plano Nacional para a Cidadania, Igualdade e Género - Plano Nacional Contra a Violência Doméstica - Plano Nacional Contra o Tráfico de Seres Humanos Mecanismos nacionais e internacionais para a promoção da igualdade para o género Responsabilidade social das organizações da sociedade civil para a concretização da igualdade de género III – Roteiros Temáticos de Género: Abordagem Social e Jurídica – 7 horas Dimensão pessoal e familiar Dimensão profissional Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal Democracia paritária – poder político e tomada de decisão Violência de género Saúde, Direitos sexuais e reprodutivos Mainstreaming de género e Ações positivas IV – Metodologias de formação em IG e Sugestões de Operacionalização – 6 horas Utilização de Métodos e Técnicas andragógicas promotoras de aprendizagem e facilitadores da apropriação de conhecimento nas temáticas da IG V - Apresentação e avaliação (2 horas) - Apresentar os objetivos e conteúdos do programa de formação (início da formação) - Refletir sobre a importância da formação numa dinâmica de grupo (após a formação) - Aplicar questionário de avaliação da formação (após cada sessão e no final do curso)

Metodologias

Pretende-se que a formação tenha a participação ativa dos formandos, neste sentido serão utilizadas diversas tipologias de aprendizagem: - Exposição oral dos temas com recurso a meios áudio visuais - Visualização de filmes e sua análise - Dinâmicas de grupo - “Brainstorming”, para produção de novas ideias - Apresentação de Ações positivas e de Mainstreaming - Partilha de experiências

Avaliação

Os formandos serão avaliados com uma avaliação quantitativa com referencial de escala de avaliação previsto no 2 do artigo 46.º do Estatuto da Carreira Docente aprovado pelo Decreto-Lei n.º 15/2007, de 19 de janeiro: Excelente – de 9 a 10 valores; Muito Bom – de 8 a 8, 9 valores; Bom – de 6, 5 a 7, 9 valores; Regular – de 5 a 6, 4 valores; Insuficiente – de 1 a 4, 9 valores.

Bibliografia

Diário da República n.º 97/2018, Série I de 2018-05-21. Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030. V Plano de Ação para a Prevenção e o Combate ao Tráfico de Seres Humanos 2018-2021 III Plano Nacional de Prevenção e Combate ao Tráfico de Seres Humanos, 2014-2017 II Plano Nacional Contra o Tráfico de Seres Humanos, 2011-2013 I Plano Nacional Contra o Tráfico de Seres Humanos, 2007-2010

Observações

Critérios de seleção: 1 - Docentes das escolas associadas do CFAE de Viseu; 2 - Docentes de outras escolas; Em cada critério, por ordem de inscrição.

Formador

Sofia Margarida Guedes de Campos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 19-09-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Presencial
2 20-09-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 25-09-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
4 27-09-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
5 28-09-2024 (Sábado) 08:30 - 13:30 5:00 Presencial
6 02-10-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
7 09-10-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
8 16-10-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
Início: 19-09-2024
Fim: 16-10-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-123277/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Superior de Saúde de Viseu

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