Promoção da Saúde Mental em Meio Escolar - I turma Turma 1
Apresentação
A promoção da saúde mental, assente no desenvolvimento de competências socioemocionais, é, segundo o Programa Nacional de Saúde Escolar (PNSE), o pi¬lar da capacitação de crianças e jovens em promoção e educação para a saúde, assim como fator coadjuvante do sucesso escolar. Assim, considera-se que os educadores e professores são modelos de referência no domínio da relação com os alunos e com a restante comunidade educativa, pelo que se torna imprescindível dotá-los de um conjunto de conhecimentos, atitudes e competências que lhes permitam contribuir para a promoção da saúde, do bem-estar mental e do sucesso educativo de todos os seus alunos.
Destinatários
Professores dos Grupos 100, 110, 910, 920 e 930
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110, 910, 920 e 930. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Após a formação, os educadores e professores deverão ser capazes de: Se posicionar como agentes promotores da saúde, do bem-estar mental e do sucesso educativo através do desenvolvimento das competências socioemocionais; Ajudar os alunos a desenvolverem competências socioemocionais eficazes e a compreenderem o seu próprio comportamento. Partir da análise crítica das suas atitudes e práticas educativas para promover uma intervenção fundamentada nos modelos baseados na evidência científica, usando os resul¬tados da avaliação para justificar decisões;Criar e utilizar ferramentas, materiais, instrumentos e linhas orientadoras de boas práticas e agilizar a implementação das mesmas, de forma sistemática, no âmbito da saúde mental dos alunos, incluindo alunos com necessidades educativas especiais.
Conteúdos
Saúde Mental em Meio Escolar Definição de saúde mental; saúde mental e bem-estar emocional; Literacia emocional, promoção da saúde e coping; Saúde mental e competências socioemocionais (lidar com emoções, sentimentos e situações difíceis; comunicação e relacionamento interpessoal; resolução de problemas e situações de conflito; capacidade de escuta e entreajuda; lidar com as mudanças e as perdas); Bullying e violência na escola; Fatores protetores da saúde mental (resiliência, autorregulação, relacionamento com família, pares, contexto escolar, competências pessoais e sociais). Boas práticas: apresentação, critérios de apreciação e seleção Como selecionar estratégias para o enquadramento da promoção da saúde mental na atividade do educador/professor de educação especial. Ferramentas, instrumentos, materiais e planificações para o trabalho autónomo: apresentação, critérios de análise e práticas a reter. Como envolver a família: boas práticas e relatos do impacto na dinâmica familiar. Pontos a reter com vista a um trabalho continuado. Avaliação da eficácia da formação
Metodologias
Sessões presenciais teórico-práticas. Metodologias ativas e participativas. Avaliação, discussão e disseminação de boas práticas. Sistematização de conclusões para adoção de instrumentos e práticas. Consolidação de conceitos fundamentais.
Avaliação
A avaliação dos formandos será feita tendo em conta os fatores: 1 Participação 40% 2 Teste/Trabalho final 60% O referencial da escala de avaliação é o previsto no n.º 2 do artigo 46º do Estatuto da Carreira Docente, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 15/2017, de 19 de janeiro: Excelente de 9 a 10 valores; Muito Bom de 8 a 8,9 valores; Bom de 6,5 a 7,9 valores; Regular de 5 a 6,4 valores; Insuficiente - de 1 a 4,9 valores.
Bibliografia
Programa Nacional de Saúde Escolar. Lisboa: DGS, 2015 Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE). 2016 Canha, L., e Neves, S. (2008). Promoção de Competências Pessoais e Sociais, Desenvolvimento de um Modelo Adaptado a crianças e jovens com deficiência, Manual. Associação de Paralisia Cerebral de Odemira: Instituto Nacional para a Reabilitação Matos, M. (1998). Comunicação, gestão de conflitos na escola. Lisboa: CDI/FMH/UTL., pág. 75 Manual para a Promoção de Competências Sócio emocionais em meio escolar. Lisboa: DGS, 2016.
Anexo(s)
Observações
Critérios de seleção: 1 - Docentes das escolas associadas do Visprof; 2 - Docentes de outras escolas; Em cada critério, por ordem de inscrição.
Formador
Sónia Patricia Teixeira da Silva Alves
Amadeu Matos Gonçalves
Maria Isabel Bica Carvalho
Sofia Margarida Guedes de Campos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-03-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 12-03-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 18-03-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 19-03-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |