268

Formas de Incluir? turma Turma 1

Apresentação

Em dezembro comemoram-se duas datas que se considera da maior importância, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3) e o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10). A diversidade, equidade e inclusão são três conceitos chave interrelacionados, que devem estar presentes na reflexão-ação de todas as comunidades educativas. Assim, no sentido de sensibilizar para as datas mencionadas, o grupo de Educação Especial 91 O, em colaboração com os grupos 920 e 930, propõe dinamizar atividades com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa para a importância de uma escola mais inclusiva e equitativa de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos em prol da plena educação social.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Conteúdos

• Refletir acerca da importância de criar ambientes estimulantes direcionados ao diálogo, à reflexão e à partilha conducentes a uma escola cada vez mais inclusiva; • Partilhar a complexidade da inclusão, ainda existente, entre a escola/família; • Promover a equidade no que concerne às práticas educativas inclusivas; • Sensibilizar para os Direitos Humanos: onde começam?; • Reduzir comportamentos discriminatórios.

Formador

Isabel Maria Lopes Neto

Início: 06-12-2023
Fim: 06-12-2023
Acreditação: ACD 022 2023/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Agrupamento de Escolas Grão Vasco, Viseu