267

Software de Comunicação Aumentativa e Alternativa, como factor de inclusão social – Parte I turma Turma 1

Apresentação

O Decreto-Lei n.º 54/2018, ao promover a Inclusão de todos e cada um, leva às Escolas crianças e jovens com limitações na comunicação. Ora, a comunicação sendo uma inevitabilidade social por potenciar o estabelecimento de interações com o meio que o rodeia, torna-se um instrumento crucial para a inclusão do indivíduo. Vários são os autores que defendem a formação adequada dos docentes, como meio fundamental para o sucesso das estratégias de inclusão social e escolar dos alunos, especialmente dos jovens com medidas adicionais de apoio à aprendizagem e à inclusão. Percebe-se, então, o enorme interesse, para os docentes que com os jovens das Unidade de Apoio Especializado trabalham, e prioritariamente para os docentes de Educação Especial, em explorar e procurar perceber em que medida o software GRID promove a comunicação, interação e inclusão de um aluno com Multideficiência.

Destinatários

Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Conteúdos

– Software de comunicação alternativa e aumentativa ➢ Noção de software de comunicação alternativa; ➢ Tipologias; ➢ Software Grid 2 versus GRID 3; • Apresentação e estrutura de ambos; • Configurações e acessos - comparação; • Criar e configurar o perfil do utilizador; • Técnicas de varrimento; • Tecnologias de apoio no GRID; ➢ Tipos de quadros/tabelas/teclados de comunicação; ➢ Controlo do ambiente; ➢ Controlo do computador; ➢ Explorador de Teclados/tabela/quadro: • Organização de teclados; • Definições de um teclado; • Gestão de teclados- saltar, copiar, apagar, renomear, redimensionar, etc.; • Configuração dos teclados – cor, tamanho, legenda, formato, acessibilidade da célula, etc.; ➢ Edição dos Teclados; ➢ Programação no GRID 2 versus GRID 3 – criar células de salto, salto inicial, anterior, saltar para teclado, etc.; ➢ Tipos de comandos e sua operacionalização;

Formador

Hernâni Fernando Figueiredo Oliveira

José Manuel Neves Amaral

Ana Maria de Almeida Lima de Barros

Início: 17-01-2024
Fim: 31-01-2024
Acreditação: ACD 021 2023/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Escola Secundária Viriato