Plano de Ensino Individualizado aplicado à Educação Física - Elaboração e aplicação turma Turma 1
Apresentação
O PEI permite auxiliar o professor de EF no que diz respeito às necessidades, capacidades e potencialidades do estudante de modo a realizar um planeamento adequado às características de cada um. Atendendo à eficácia da utilização do PEI-EF, já estudada e documentada noutros países, achamos por bem propor uma formação destinada a professores de Educação Física para dar a conhecer este instrumento de trabalho, assim como, ensinar a elaborá-lo e aplicado. O PEI-EF, é um instrumento cuja validação de conteúdo foi realizada para a realidade portuguesa por Lourenço, C., Ferreira, J.P. e Munster, M.V. (2023).
Destinatários
Professores dos grupos 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 260 e 620.
Objetivos
- Conhecer o Plano de Ensino Individualizado aplicado à Educação Física; - Perceber a importância da elaboração do PEI EF para os estudantes com deficiência ou que usufruem de medidas seletivas ou adicionais (caso necessitem); - Elaborar do documento (PEI-EF); - Aplicação prática do PEI-EF na realidade escolar.
Conteúdos
Componente teórica: - Apresentação da ação, conteúdos e critérios de avaliação; - Apresentação do Plano de Ensino Individualizado aplicado à Educação Física, a sua importância no ensino e a sua constituição; Componente teórica prática: - Elaboração do PEI-EF partindo de exemplos reais; Componente prática - Aplicação prática do PEI-EF na realidade escolar (trabalho autónomo); Componente teórica - Plenário - Apresentação do trabalho resultante da aplicação em contexto escolar.
Avaliação
A avaliação dos formandos, para além do cumprimento das orientações legais, terá por base a qualidade e adequação da implementação de uma proposta de situações práticas de aprendizagem, em contexto académico (25h práticas e autónomas). Será realizado um plenário onde cada formando apresenta os resultados obtidos na aplicação do instrumento em contexto escolar. Os instrumentos produzidos serão avaliados numa escala quantitativa de 1 a 10 valores com a seguinte ponderação: Qualidade do trabalho desenvolvido autonomamente 60% (No contexto escolar) (40%) presentação e discussão dos dados.
Bibliografia
- Lourenço, C., Ferreira, J.P, & Munster, A. V. (2023). Validação de conteúdo do instrumento Plano de Ensino Individualizado aplicado à Educação Física. Uma Proposta de Intervenção em Portugal. Retos, 48, 439-449.- Orlando-Bacciotti, P., Campos, L., Munster, A.V. (2023) . Interfaz entre la educación física y el plan educativo individualizado: una revisión sistemática. Retos, 47, 474-481.- Samalot-Rivera, A., & Lieberman, L.J. (2017). Adapted Physical Educators current level of involvement in the PEI process. Palaestra, 31(3), 26-30- Samalot-Rivera, A., Munster, M.A.V., LIeberman, L.J., & HoustonWilson, C. (2017). Validación de contenido del Plan Educativo Individualizado Aplicado a la Educación Física: versión en español. Estudiospedagógicos, 43(2), 293- 314.- Munster, M.A.V., Lieberman, L., Samalote-Rivera, A., & HoustonWilson, C.H. (2014). Plano de Ensino Individualizado aplicado à Educação Física: validação de inventário na versão português. Revista da Sobama, 15 (1), p.43-54.
Observações
Critérios de seleção: 1º critério ser sócio da APEF Viseu; 2º critério não sócio; Dentro dos critérios ordem de inscrição.
Formador
Carla Cristina Vieira Lourenço
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 26-01-2024 (Sexta-feira) | 19:00 - 21:00 | 2:00 | Presencial |
2 | 27-01-2024 (Sábado) | 09:00 - 14:00 | 5:00 | Presencial |
3 | 17-02-2024 (Sábado) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
4 | 17-02-2024 (Sábado) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 19-02-2024 (Segunda-feira) | 19:00 - 21:00 | 2:00 | Presencial |
6 | 23-03-2024 (Sábado) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
7 | 23-03-2024 (Sábado) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 30-03-2024 (Sábado) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
9 | 30-03-2024 (Sábado) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |