IX FÓRUM VISEU EDUCA - Direitos Humanos: questões de educação e igualdade turma Turma1
Apresentação
Com este IX Fórum Viseu Educa, organizado em parceria com o Município de Viseu, pretendemos aprofundar as relações entre professores, alunos, famílias e outras entidades/instituições, enquanto contributo para a construção partilhada de respostas mais adequadas aos novos desafios atuais da Educação. Promovendo o desenvolvimento de uma cultura de trabalho em rede e de parcerias alicerçadas no (re)conhecimento da realidade social local, bem como na formação para o desenvolvimento profissional e institucional, pretendemos que este Curso de Formação seja um espaço de conhecimento, de reflexão sobre e para a ação, de diálogo e partilha entre todos os participantes, com vista à construção e desenvolvimento de uma comunidade educativa local que se assuma cada vez mais como reflexiva, autocrítica, corresponsável e coaprendente.
Destinatários
Educadores de Infância, professores dos ensinos básico e secundário e professores de educação especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, professores dos ensinos básico e secundário e professores de educação especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, professores dos ensinos básico e secundário e professores de educação especial.
Objetivos
- Promover a reflexão entre escolas, para uma formação contextualizada que promova a melhoria das práticas docentes; - Proporcionar a partilha de boas práticas, projetos, experiências e iniciativas inovadoras e relevantes no âmbito da escola/comunidade; - Refletir sobre as práticas educativas em contexto de trabalho de projeto, numa perspetiva integrada de inclusão e de inovação; - Consciencializar para o impacto positivo do trabalho colaborativo dos professores e das redes de partilha na melhoria das aprendizagens dos alunos; - Sensibilizar para a importância da Escola enquanto espaço de preparação e de exercício de cidadania; - Promover redes de partilha e parcerias entre escolas e outras instituições com responsabilidades em educação.
Conteúdos
Esta ação visa a partilha de ideias e práticas entre as escolas/agrupamentos, construindo comunidades de coaprendizagem e de prática. Valoriza e promove o trabalho colaborativo entre os docentes, técnicos e outros elementos da comunidade e instituições que, em diferentes contextos educativos, promovem nos educandos o gosto por aprender e viver a escola / comunidade enquanto espaços de formação fundamentais para a sua preparação como cidadãos, potenciando o envolvimento e implicação de todos os elementos da comunidade. 1º dia 5:00 horas (11 de julho) Conferência 1 Viseu - As lideranças e a promoção de ambientes educativos colaborativos e democráticos (1,5h ) Debate (15 min) Conferência 2 Viseu - Felicidade e bem-estar nas Organizações (1,5h ) Debate (15 min) Apresentação de boas práticas dos AE/ENA (1h) Debate (30 min) 2º dia 5:00 horas (12 de julho) Conferência 3 Viseu - 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: o papel da escola para não deixar ninguém para trás (1,5h ) Debate (15 min) Conferência 4 Viseu - O Bem-Estar dos profissionais da Educação (1,5h ) Debate (15 min) Apresentação de boas práticas dos AE/ENA (1h) Debate (30 min) 3º dia 5:00 horas (13 de julho) Conferência 5 Viseu - Diversidade, equidade e inclusão (1,5h ) Debate (15 min) Conferência 6 Viseu - Como a Escola se pode mobilizar e organizar para proporcionar uma Educação Inclusiva (1,5h ) Debate (15 min) Apresentação de boas práticas dos AE/ENA (1h) Debate (30 min)
Metodologias
Nas sessões, presenciais e de carácter teórico/práticas, coexistirão espaços de ação, partilha e reflexão interpares sobre novas formas de abordar os assuntos em debate. Assim, temos: - Sessões Plenárias/Conferências que, partindo do enquadramento dos vários projetos desenvolvidos no âmbito das problemáticas propostas, promoverão a reflexão e discussão sobre as mesmas. - Sessões práticas/mostras que, a partir da apresentação do trabalho desenvolvido nas escolas neste ano letivo, pretendem promover a troca de experiências, constituindo-se como espaços de identificação e partilha de boas práticas no âmbito das temáticas em discussão.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final elaborado pelos formandos.
Bibliografia
Conselho de Escolas.(2015). Parecer nº 1/2015 - O Programa Aproximar Educação e os Contratos de Educação e Formação Municipal. MEC: Portugal. LisboaME (2018). Para uma Educação Inclusiva. Manual de Apoio à Prática. Lisboa: Editorial do MEME (2018). Estratégia nacional de Educação para a Cidadania. Lisboa: Editorial do MENÓVOA, A. (2009). Instituto de Educação da U. L. Professores: Imagens de um futuro presenteUNESCO (2022). REPENSER NOS FUTURES ENSEMBLE. Un nouveau contrat social pour l´education. Paris, ONU.
Anexo(s)
Observações
Critérios de seleção: 1- Docentes de escolas associadas do Visprof; 2- Docentes de escolas de Viseu não associadas do Visprof 3 -Docentes de outras escolas. Dentro de cada critério: a) por proximidade de mudança de escalão; b) por ordem de inscrição.
Formador
Maria Martins
Isabel Cristina Nogueira de Sousa Pereira
Henrique Jorge de Almeida Carvalho
Sónia Vanessa Santos Alves
Paulo Alexandre Ferreira Loureiro
Paulo Nuno Marques da Costa Antunes França
Paula Gracinda Arnaud Monteiro Dias
Paula Cristina Santos Ferreira
Olga Maria Coutinho de Oliveira Madanelo
Maria Irene de Frias Mota
Maria da Luz Rodrigues Gomes Lopes
José Pereira de Sousa
José Bernardino Seixas Marques
Joaquim Henrique de Oliveira Simões
Helder Miguel Graça Fernandes
Fernando Jorge Bastos dos Santos de Lima
Cristina da Conceição de Almeida Reis
António Fernando da Silva Santos
Maria João Oliveira Lopes Costa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-07-2023 (Terça-feira) | 08:30 - 13:30 | 5:00 | Presencial |
2 | 12-07-2023 (Quarta-feira) | 08:30 - 13:30 | 5:00 | Presencial |
3 | 13-07-2023 (Quinta-feira) | 08:30 - 13:30 | 5:00 | Presencial |